1. Home
  2. /
  3. Destaques
  4. /
  5. “Defensor na sua Comunidade”...

“Defensor na sua Comunidade” bate recorde de atendimentos

4 de outubro de 2015

“Defensor na sua Comunidade” bate recorde de atendimentos

 

Comunidade do Pantanal solucionou diversas questões jurídicas, além de tirar documento de identidade e participar de ações educativas do proerd e da Choque

 

 

Membros da Defensoria Pública com parceiros do evento

Cerca de 1,6 mil pessoas da Comunidade Pantanal, localizada no Loteamento Parque dos Coqueiros, em Aracaju, foram beneficiadas durante o mutirão de atendimento “Defensor na sua Comunidade” no último sábado, 3. O projeto é da Defensoria Pública do Estado de Sergipe em parceria com a Associação dos Defensores Públicos do Estado (Adpese).

 

Nesta segunda edição, a ação de cidadania contou com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Associação de Moradores do Pantanal, Emsurb, Emurb, SMTT, Energisa e da Polícia Militar através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proed) e Canil da Choque.

 

Foi montada uma grande estrutura na praça para atender a população do bairro e adjacências com serviços de orientação jurídica nas questões cíveis e criminais, segunda via de documentos e emissão de carteiras de identidade. Além disso, foram oferecidos exame de glicemia e aferição de pressão. Durante toda a ação a Defensoria Pública ofereceu às crianças algodão doce, pipoca e brincadeiras educativas com integrantes do Proed e do Canil da Companhia de Choque da Polícia Militar, que fizeram uma grande encenação sobre as causas e perigos do consumo e tráfico de drogas.

 

A defensora pública e coordenadora do projeto, Isabelle Peixoto, não escondeu a satisfação com o resultado do evento. “Todas as nossas expectativas foram alcançadas. Conseguimos visualizar a satisfação dos moradores da comunidade e adjacências desde as crianças aos idosos. Não posso deixar de agradecer os parceiros, que foram essenciais para o sucesso desta segunda edição do projeto”, pontuou.

 

O defensor público geral, Jesus Jairo Lacerda, destacou a importância do evento e o apoio dos parceiros. “Esse projeto aproxima cada vez mais o defensor público da comunidade, conhecendo as necessidades da população e atendendo aos seus anseios, garantindo, desta forma, os direitos do cidadão hipossuficiente. Pensamos em um projeto que realmente ficássemos mais próximos da população e, graças ao empenho e dedicação dos defensores públicos e da parceria com outras instituições, o “Defensor na sua Comunidade” é sucesso absoluto”, disse.

 

“A Defensoria Pública está promovendo a cidadania nas periferias de Aracaju, levando dignidade a centenas de pessoas desassistidas pelo poder público”, disse o presidente da Adpese, Sérgio Barreto Morais. 

 

De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Pantanal, Eduardo de Jesus Menezes, a Defensoria Pública e Adpese vêm lutando por melhorias na comunidade Pantanal desde 2013. “A ajuda da Defensoria e da Associação dos Defensores Públicos tem sido muito importante para melhorar as condições de vida dos moradores da comunidade. Dr. Sérgio e Dr. Jesus vêm ajudando não só a nossa comunidade, como também outras desde o ano de 2013. Ver os defensores públicos saírem para saber o que se passa no Pantanal é muito importante, uma vez que a nossa comunidade é carente de saneamento básico, escola, creche e posto de saúde. O projeto da Defensoria é positivo para somar comigo nas ações de melhoria no Pantanal”.

 

Segundo a secretária executiva da SSP, Rosenice Figueiredo, o mutirão da Defensoria Pública representa um trabalho de grande importância e sensibilidade social. “Gostaria de parabenizar a Defensoria Pública pela iniciativa de promover um evento como esse, em especial ao defensor geral Jesus Jairo, Dra Isabelle Peixoto e Dr. Sérgio, que deram condições para concretizar esse projeto. A SSP se soma a essa ação por entender a importância desse projeto, uma vez que segurança pública não se faz somente com repressão ao crime, mas também prevenção e trabalho social. Hoje é um dia de festa, festa da cidadania”, destacou.

 

Para o instrutor do Proed, sargento Prado, a iniciativa da Defensoria Pública demonstra o carinho e o compromisso com a comunidade quando traz os serviços que ela pode oferecer. “A Defensoria Pública está de parabéns e para nós do Proed é uma satisfação em poder contribuir. Participar como parceiro desse grandioso evento é mais que uma satisfação”, enfatizou.

 

Feliz por ter solucionado diversas questões, a dona de casa Lucila Rita de Oliveira Ribeiro elogiou a iniciativa. “Esse mutirão foi uma maravilha, pois além de tirar a identidade de meus netos ainda resolvi uma questão de usucapião do imóvel que moro. Os defensores públicos são maravilhosos e fui muito bem recebida por todos da Defensoria. Saio daqui maravilhada”, declarou.

 

O motorista Walmir Freire Gomes, que vem lutando por uma cirurgia de catarata, saiu satisfeito com a orientação jurídica. “Preciso fazer a cirurgia de catarata no olho, mas não estou conseguindo pelo SUS. Corro para os postos de saúde e outros lugares, mas nunca tem vaga e agora me pediram para retornar daqui a seis meses. Não posso esperar, por isso, vim procurar orientação de um defensor público. Fui agendado para ser atendido pela Defensoria, mas antes vou preparar a documentação que eles me pediram para entrar com ação. Agora posso dizer que irei resolver meu problema de saúde graças à Defensoria”, relatou.

 

Por Débora Matos e  Catharina Prado (Estagiária)

 

 

Expresso Livre

?
e-doc

Tamanho da Fonte