1

Adpese faz Moção ao Defensor Público Alfredo Nikolaus

Adpese faz Moção ao Defensor Público Alfredo Nikolaus 

Há tempos o Núcleo de Bairros, através da atuação de Dr. Alfredo Carlos Nikolaus de Figueiredo, tem promovido um singular resgate, não somente de cunho jurisdicional, mas, especialmente, político e social. Ingressara, dentre outras demandas, com ações de usucapião onde mais de 500 famílias beneficiárias terão direito ao mínimo de dignidade humana. Atuando nos bolsões de pobreza, nos bairros mais distantes, ocupados por pessoas estigmatizadas com a pecha da exclusão social dá à fluência de sua pena o espírito da inquietação social.

A voz de Dr. Alfredo, em meio à multidão assombrou-nos a todos, conturbou-nos os espíritos com a flama que brotava do fundo d‘alma, com a força que advinha da profundidade de seus ideais socialistas e da pureza de seus sonhos de igualdade. Tudo isso, por ser dotado de uma vontade motriz, cuja força propulsora é lastreada no desejo de mudar o mundo.

Que grande trabalhador é Dr. Alfredo, que busca no povo a matéria prima para a realização de sua grande obra. Inspirado na musa da vida torna-se um laboratório das mais variadas reações sentimentais, transformando-se em um largo estuário para onde se canalizam as fluidas correntes do sofrimento, da miséria, pobreza, desgraça, dor e fome.

 Esta força misteriosa e enigmática que ostenta Dr. Alfredo só pode advir do socialismo, no que ele tem de bom, de benévolo, de pacificador; ao fazer de sua atuação um ato exuberante de distribuição de riquezas, ao lançar alicerces de um novo direito coletivo – onde a liberdade absoluta do Estado se atenua -, ao amparar os fracos contra a cupidez dos opulentos, ao estabelecer restrições às exigências do capital, ao submeter a  equidade como um pressuposto à desigualdade social, ao advertir o liberalismo cujas regras apenas propiciam acumulação de bens e riquezas, e ao entregar o povo ao ocaso.

Dr. Alfredo Carlos faz-nos compreender que o egoísmo tem que ceder à solidariedade humana, o indivíduo à associação, o individualismo ao coletivo, a vontade pessoal ao bem estar de todos e o liberalismo ao Estado providência.

Com o seu belíssimo trabalho, Dr. Alfredo deu vazão ao anseio de igualdade que existia renitente por toda parte. Deu voz a uma insatisfação diante de uma atmosfera de injustiça e iniquidade que asfixia as pretensões legítimas do povo, ao impregná-lo da plena consciência do civismo que reveste o sentimento mais profundo de democracia.

 Dr. Alfredo faz-nos acreditar, enfim, que só pode haver uma força imponderável a governar o mundo, ao colocar os Defensores Públicos na semeadura de uma nova aurora.

 Por tudo isso, a Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe – ADPESE, através do seu presidente, Sérgio Barreto Morais, move a presente MOÇÃO DE RECONHECIMENTO ao trabalho realizado pelo Defensor Púbico Dr. Alfredo Carlos Nikolaus de Figueiredo.

Sergio Barreto Morais

Presidente da ADPESE