1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Defensor Público ministra palestra...

Defensor Público ministra palestra durante III Seminário de Ética para estudantes de enfermagem da UNIT

24 de maio de 2017

Defensor Público ministra palestra durante III Seminário de Ética para estudantes de enfermagem da UNIT

 

O coordenador do Núcleo da Saúde da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, defensor público Saulo Lamartine, ministrou uma palestra no III Seminário de Ética: Dilemas Éticos na Comunicação entre Equipe Interdisciplinar, Paciente e Família, promovido por estudantes do 8º período do curso de enfermagem da Universidade Tiradentes (UNIT). O evento – que é alusivo ao Dia do Enfermeiro que foi comemorado em 12 de Maio – aconteceu na tarde desta quarta-feira, 24, no auditório da instituição, no município de Estância.

 

Saulo Lamartine destacou a importância do evento para o profissional de enfermagem e do direito fundamental a informação do paciente. “Esse evento esclarece sobre a prioridade absoluta do direito fundamental à informação do paciente sobre o estado clínico e o tratamento, ainda que os atos interna corporis das unidades hospitalar estejam em sentido contrário, sob pena de eventual responsabilidade disciplinar contida no respectivo Código de Ética”, disse.

 

A estudante do curso de enfermagem e uma das organizadoras do evento, Nayara Teles dos Santos, disse que a presença de um representante da Defensoria Pública em eventos como esse é de extrema importância para falar sobre a conduta do profissional voltada para a legalidade. “Entendemos que a Defensoria Pública, que é uma instituição da justiça, está sempre em contato com as ações de enfermagem, pois o enfermeiro por vezes se depara com dilemas éticos na sua profissão e o contato com esses órgãos permite deixar mais clara a nossa conduta, respaldada pela legalidade. Além disso, o defensor público é a pessoa com maior propriedade para discutir sobre os direitos daqueles que não tem voz perante a sociedade”, pontuou.

 

Foram abordados pelo membro da Defensoria Pública dilemas relativos ao trato do enfermeiro com as informações sobre o estado clínico do paciente e o respeito aos atos regulamentares hospitalares, dever de confidencialidade, relação de estrita confiança, direito à informação, prontuário médico, quebra de sigilo, dever legal, justa causa, entre outros.

 

A mesa de honra foi composta pelo defensor público, Saulo Lamartine; professora mestranda em Ciências Aplicadas à Saúde pela UFS, Michele Fonseca Costa; coordenadora de Enfermagem do UNIT Campus Estância, Naiane Regina Goes; diretora da UNIT Campus Estância, Adriana Rocha e o psicólogo Wesley Correia Santos.

 

Participaram  também do evento profissionais de enfermagem e professores da Universidade Tiradentes.

 

Logo após foi servido um coquetel para os presentes ao som do cantor Pedro Lucas. 

 

Por Débora Matos 

Expresso Livre

?
e-doc

Tamanho da Fonte