1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Defensoria Pública inaugura Centrais...

Defensoria Pública inaugura Centrais de Atendimento no Gumersindo Bessa

4 de dezembro de 2012

Defensoria Pública inaugura Centrais de Atendimento no Gumersindo Bessa

Débora Matos (Fotos: Iran Souza)

A Defensoria Pública do Estado inaugurou na manhã de hoje (4), com a benção do Padre Cristiano, duas Centrais de atendimento instaladas no Fórum Gumersindo Bessa. A fita foi deslaçada pelo defensor geral, Raimundo Veiga; pelo presidente da Adpese, Sérgio Barreto Morais e familiares dos homenageados. 

O padre Cristiano abençoou as Unidades

As unidades – que foram divididas em duas áreas, Cível e Criminal – receberam os nomes dos saudosos defensores públicos, Frieda Amado Vieira Mattos e Jonas da Silva Amaral Neto, respectivamente.

A fita foi deslaçada pelo defensor geral, Raimundo Veiga;  a filha do homenageado, Marcela Amaral e a assistente social, Maria das Graças

A corregedora geral, Isabelle Peixoto, lembrou as condições de trabalho dos defensores públicos e falou da homenagem. “25 defensores públicos dividiam 16 gabinetes sem nenhuma estrutura e condição de trabalho para oferecer um atendimento digno à população. Com a divisão dos setores, o número de salas foi ampliado para 28, o que possibilitou um atendimento individualizado e de qualidade. Graças a Deus estamos avançando para melhorar cada vez mais o atendimento”, disse. “A homenagem aos defensores públicos foi justa, afinal, eles fazem parte da história da Defensoria Pública.”, complementou.

Kalinka Amaral, filha do saudoso Jonas Amaral, recebeu as flores das mãos do subdefensor geral, Jesus Jairo

O defensor público geral, Raimundo Veiga, destacou a importância das Centrais e agradeceu o apoio do Tribunal de Justiça. “Havia a necessidade de ampliar urgentemente o atendimento para que a Defensoria pudesse oferecer uma boa prestação de serviço a todos àqueles que necessitam da assistência judiciária gratuita. Quero agradecer ao Tribunal de Justiça pelo apoio, o qual foi fundamental para a concretização do projeto. Essa parceria entre Defensoria e Tribunal representa uma vitória da população na garantia do acesso à justiça com atendimento de qualidade”, destacou.

A corregedora geral,  Isabelle Peixoto, também foi homenageada pelo esforço contínuo na implantação das Centrais

Raimundo Veiga enalteceu ainda a trajetória dos homenageados. “Os saudosos defensores públicos, Jonas Amaral e Frieda Amado contribuíram para o fortalecimento da instituição, por isso, tenho a honra de inaugurar essas Centrais no dia de Santa Bárbara”, disse.

O presidente da Associação dos Defensores Públicos de Sergipe (ADPESE), Sérgio Barreto, parabenizou a iniciativa do defensor geral e traçou a história dos defensores públicos. “Dra Frieda era uma pessoa humanista, de espírito cordial e de uma grande entrega pelo serviço público. Quanto ao Dr. Jonas, o que mais me marcou foi sua história, seu espírito destemido e corajoso. Assim como Marcelo Déda, Jackson Barreto e outras pessoas ilustres, Dr. Jonas foi às ruas movido pela força de mudar o mundo, de defender a liberdade, a igualdade social, o sistema normativo e o Estado de Sergipe. A sua história é um estímulo e exemplo para todos nós”, enfatizou.

Presenças – A solenidade contou com a presença dos defensores públicos Marlene Martins, Antonio Carvalho da Cunha,  Jorge Valença, João Emílio, Luiz Carlos, Lucivânia Sales, Eribaldo Cavalcante, Eliane Tôrres, Jairson da Graça, Alba Vasconcelos, Valter Calazans, Eunices Bezerra, Osvaldo Abreu, José Léo Neto, Edson Sobral, Jorge Rabelo, Roberta Gouveia, Ermelino Costa; o subdefensor geral, Jesus Jairo Lacerda; o secretário geral, Almo Britto; o subprocurador geral do Estado, Marcos Cotrim, que representou o governador Marcelo Déda; a magistrada Elvira Maria de Almeida Silva, representante do Tribunal de Justiça, familiares dos homenageados, servidores, magistrados, promotores, imprensa e demais autoridades. 

 

Expresso Livre

?
e-doc

Tamanho da Fonte