1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Defensores Públicos destacam o...

Defensores Públicos destacam o papel da Defensoria na Oficina de Formação do Projeto “Eca nas Escolas”

24 de julho de 2017

Defensores Públicos destacam o papel da Defensoria na Oficina de Formação do Projeto “Eca nas Escolas”

 

Evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Itabaiana em comemoração aos 27 anos do ECA

 

Os defensores públicos integrantes do Núcleo da Criança e do Adolescente da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, Daniel Faria e Paulo Cirino, destacaram o papel da instituição e os direitos preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) durante Oficina de Formação do Projeto “Eca nas Escolas: Educando para a Cidadania” realizada na manhã desta segunda-feira, 24, na Secretaria Municipal de Educação de Itabaiana em comemoração aos 27 anos do Estatuto.

 

“É um evento de extrema importância para mostrar à sociedade o papel da Defensoria Pública na promoção dos direitos da Criança e do Adolescente. Aproveitamos para divulgar a cartilha, em forma de gibi, confeccionada pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) em parceria com o cartunista de renome nacional, Ziraldo, bem como demonstramos de que forma a instituição pode exercer um papel de parceria na rede especializada”, destacou o defensor público, Daniel Faria.

 

Segundo o articulador do Selo UNICEF, Wilmarques dos Santos, a Oficina tem o objetivo de despertar no aluno o interesse pelo conhecimento de seus direitos e deveres. “Buscamos disseminar no ambiente escolar o ECA, contribuindo para formação e conscientização de alunos e professores, auxiliando a refletir e contextualizar o ECA na conjuntura sócio-político e econômica de Itabaiana e todo país”, disse.

 

Wilmarques dos Santos enalteceu a participação da Defensoria Pública no evento. “A Defensoria só vem agregar e fortalecer a corrente, uma vez que desempenha um papel de extrema importância na defesa da criança e do adolescente, contribuindo desta forma para fortalecimento do projeto “ECA nas Escolas: Educando para a Cidadania. O município agradece essa parceria”, pontuou.

 

A presidente do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente de Itabaiana (CMDCAI), Rosilene dos Santos Souza, disse que a parceria com a Defensoria Pública vai legitimar o projeto. “Eca nas Escolas tem o intuito de reduzir a violência nas escolas, esclarecer sobre os direitos e deveres e diminuir desta forma a evasão escolar. Realizamos essa Oficina para conscientizar os diretores, coordenadores e professores sobre a importância de trabalhar o Estatuto nas unidades educacionais”, ressaltou.

 

A secretária de Educação do Município de Itabaiana, Matilde Paes da Costa Santana, reforçou a importância do projeto. “O projeto mostra a necessidade de levar conhecimento e informar aos alunos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, através de cartilhas educativas. Essa iniciativa faz parte do Programa Saúde nas Escolas e atende a necessidade de cumprir a meta do UNICEF”, enfatizou.

 

“É muito importante a participação da Defensoria nesses eventos de promoção dos direitos da criança e do adolescente, pois leva à sociedade conhecimento a respeito da instituição e das possibilidades de atuação em defesa dos direitos da infância e juventude”, enalteceu o defensor público Paulo Cirino. 

 

Por Débora Matos

Expresso Livre

?
e-doc

Tamanho da Fonte