1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Defensor Público fala sobre...

Defensor Público fala sobre judicialização de saúde na XII Oficina Sindical do SEESE

6 de novembro de 2017

Defensor Público fala sobre judicialização de saúde na XII Oficina Sindical do SEESE

 

Os estudantes do curso de enfermagem da Universidade Tiradentes (UNIT) assistiram durante a XII Oficina Sindical do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe (SEESE) na tarde desta segunda-feira, 6, no Campus Farolândia, uma palestra sobre judicialização de saúde, ministrada pelo defensor público do Núcleo de Saúde da Defensoria Pública do Estado, Gustavo Dantas.

 

O evento – que tem o apoio da Universidade Tiradentes – busca mostrar aos estudantes do último período do curso de enfermagem uma visão sobre direitos e deveres do profissional e do cidadão usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como o papel da entidade na vida dos futuros profissionais.

 

Defensor Público, Gustavo Dantas com a presidente do SEESE, Shirley Morales

O defensor público, Gustavo Dantas, agradeceu o convite do Sindicato e disse que a participação da Defensoria Pública foi importante para levar ao conhecimento dos novos profissionais o papel e atuação da instituição na defesa do cidadão hipossuficiente.

 

“Eventos como esse são importantes para mostrar aos futuros enfermeiros a atuação da Defensoria Pública na garantia do direito do cidadão hipossuficiente a uma saúde digna. Não podemos nunca retroceder a um sistema em que só tem saúde quem tem dinheiro para pagar, afinal, a saúde é um direito de todos e dever do Estado. O papel da Defensoria Pública é garantir que o direito à saúde previsto na Lei Fundamental não vai virar promessa constitucional inconsequente. Agradecemos ao SEESE pelo convite, nos colocando sempre à disposição da entidade”, disse.

 

A presidente do SEESE, Shirley Marshal Diaz Morales, destacou o objetivo do projeto e a importância da participação da Defensoria Pública. “O Projeto Oficina Sindical trás aos formandos um pouco de entendimento sobre o mundo do trabalho, mostrando o papel do Sindicato, direitos e deveres do enfermeiro enquanto trabalhador, abordando temas atuais como a questão do desmonte do SUS e a necessidade de judicializar para que o direito à saúde seja efetivado. A Defensoria Pública tem um trabalho extremamente exitoso no sentido de mediar algumas situações que podem ter uma solução rápida, mas que infelizmente a população busca judicializar por não contar com informações e assistência devidas”, pontuou.

 

“Os futuros enfermeiros precisam ser promotores e multiplicadores dessas informações, por isso, convidamos a Defensoria Pública na figura do Dr Gustavo por entendermos ser pertinente para essa turma que vai entrar no mercado de trabalho”, enfatizou Shirley Morales.  

 

Além do membro da Defensoria Pública, também ministraram palestra o diretor do SEESE, Evaldo Lima e o advogado André Cazucas.

 

Por Débora Matos

 

 

Expresso Livre

?
e-doc

Tamanho da Fonte