1. Home
  2. /
  3. Perfil do Defensor
  4. /
  5. Raimundo Veiga : A...

Raimundo Veiga : A força de um grande homem

14 de dezembro de 2012

Raimundo Veiga : A força de um grande homem!

 

Natural da cidade de Alagoinhas, Estado da Bahia, Raimundo José Oliveira Veiga adotou Aracaju e se tornou um sergipano de coração. Aqui, formou-se na primeira turma do curso de Direito em 1985 pela Faculdades Integradas Tiradentes (FIT), hoje denominada Universidade Tiradentes (UNIT).

Foi Corregedor geral da Polícia Civil, Diretor do DESIPE, Diretor da Penitenciária de Aracaju; Diretor do Presídio do Presídio Regional Senador Leite Neto – PRESLEN, em  Nossa Senhora da Glória; Chefe de Gabinete da Presidência da DESO; Coordenador do Curso de Direito da UNIT; criador e Coordenador  do Escritório Modelo. 

Em 1986, ingressou na carreira de Defensor Público no Departamento de Assuntos de Justiça (DAJ). Na época, o órgão era ligado à Secretaria de Estado da Justiça, que tinha como diretor o saudoso Defensor Público Jonas da Silva Amaral.  Em 1994, foi criada a Defensoria Pública do Estado.  

Com pós-graduação em Direito Público, mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Lusofana ULH, Faciba/Enfase, Portugal e cursando doutorado em Lomas de Zamoura, em Buenos Ayres, na Argentina, Raimundo Veiga possui uma bagagem de experiências e conhecimentos acumulados em Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Educação, Prática Forense e Criminologia.

Em 2010, Raimundo Veiga decidiu entrar na disputa para o cargo de Defensor Público Geral e conquistou o primeiro lugar da lista tríplice, sendo escolhido pelo governador Marcelo Déda para assumir o comando da Defensoria Pública para o biênio 2010/2012. Após dois anos, ele optou pela reeleição e pela primeira vez na história da instituição – após o advento da Lei Complementar 183/2010 – foi reeleito para o biênio 2012/2014 com 80% dos votos válidos em eleição que contou com o voto direto, secreto, plurinominal e obrigatório de 71 dos 85 Defensores Públicos que compõem o quadro atual.

Além de exercer o cargo de Defensor Público Geral, Raimundo Veiga ainda encontra tempo para lecionar no curso de Direito, pela Universidade Tiradentes.  

Corajoso, audacioso, possuidor de um coração generoso, exemplo de pai dedicado e amoroso, Raimundo Veiga criou seus dois filhos João César Campos Veiga e Raimundo José de Oliveira Júnior com uma base sólida, primando pelo bom caráter e priorizando a educação. “Mostrei para meus filhos que a formação é o alicerce e a base de tudo para se tornar um homem de bem e conquistar um futuro promissor. Graças a Deus, João seguiu os meus passos ao formar-se em Direito e Júnior está cursando Psicologia. Tenho muito orgulho deles”, declarou emocionado.

Raimundo Veiga entende que o Defensor Público tem muito que fazer pelos cidadãos carentes. “Quanto mais trabalhamos, mas sentimos que apenas um passo está sendo dado. Precisamos trabalhar mais, pois muita gente necessita da nossa dedicação. Infelizmente o número de Defensores Públicos é muito pouco para enfrentar os problemas da comunidade e do cidadão, que cresce demasiadamente. A cada dia verificamos que a procura pelos serviços prestados pela Defensoria Pública vem aumentando consideravelmente, por isso repito que ainda há muito a se fazer pela população sergipana e pelos Defensores Públicos”, ressaltou. “Farei o que for possível para que a instituição avance cada vez mais”, completou.

Os grandes avanços da Defensoria Pública ao longo de mais de dois anos são méritos conquistados por este grande ser humano e profissional que comanda com garra, determinação e pulso forte uma instituição essencial à função jurisdicional do Estado.

Raimundo Veiga não é querido somente pelos familiares, amigos e colegas, mas também por todos os servidores e funcionários terceirizados da Defensoria Pública e dos órgãos por onde ele deixou rastros de caráter, honestidade e humildade, atributos que lhe são peculiares.

Expresso Livre

?
e-doc

Tamanho da Fonte