1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Defensoria Pública promove o...

Defensoria Pública promove o Natal de Resgate no Presídio Feminino

15 de dezembro de 2012

Defensoria Pública promove o Natal de Resgate no Presídio Feminino

Débora Matos (Fotos: Priscila Santos)

 

As crianças e os pais se divertiram

O Núcleo de Execuções Penais da Defensoria Pública do Estado promoveu na manhã deste sábado, 15, o primeiro dia do 2º Natal de Resgate no Presídio Feminino, em Nossa Senhora do Socorro. Mais de 100 internas do Pavilhão I tiveram a oportunidade de rever seus filhos e demais familiares num momento de lazer e diversão.

 

O coordenador do Nucleo, Daniel Nunes e o defensor geral, Raimundo Veiga

Foram distribuídos brinquedos para os filhos das internas, presentes para os familiares, além de lanches. O Núcleo montou um pequeno parque com piscina de bolas, pula-pula e rede de basquete. Com a animação de Tia Mel, as mães brincaram de corrida de bambolê, basquete, dominó, coelhinho sai da toca, pula corda, estátua, entre outras.

 

Brincadeiras de bambolê

O espetáculo teatral “O Dia que os cadeados se rebelaram”, a apresentação de artistas musicais, grupos de dança, citação de poesias, artes em grafite e técnicas circenses do Coletivo Penarte – encenados por presas – emocionaram os presentes.

 

As crianças brincaram de basquete

Segundo o coordenador do Núcleo de Execuções Penais, o Natal de Resgate é uma forma de tirar o ambiente triste do Presídio e proporcionar alegria para as mães. “Infelizmente encontramos dificuldades em contar com o apoio de algumas empresas em virtude do preconceito, mas o importante é que existem empresários que se preocupam com o social. Graças ao apoio da Ambev, Apple Confecções, Auto Peças Macedo, Baviera Haus, Casa Alemã, Construtora Nassau, Di Oliveira, Ita Bolos, Fabise, Festa Fácil, Hiper Santos, Fasouto, Makro, Maratá, Pandoro, SENAC, Sergisucos, Tok Cosméticos e Tortteli estamos proporcionando um Natal alegre e divertido para essas internas”, disse.

 

Diversão no pula-pula

Maria de Fátima Bezerra da Silva, 31 anos, presa há quatro anos e sete meses por tráfico de drogas, disse que o momento é de muita alegria. “É uma oportunidade de rever minhas duas filhas de 4 e 13 anos. Estou muito feliz em estar com eles. Meu sonho é fazer minha mãe e minhas meninas felizes e refazer minha vida. Se eu pudesse voltar atrás, faria tudo diferente”, relatou emocionada.

O defensor público geral, Raimundo Veiga, esteve no Presídio e ficou encantado com o que viu. “É um momento de muita emoção ver as mães brincando com seus filhos e trocando carinhos. Dr. Daniel e os integrantes do Núcleo de Execuções Penais estão de parabéns pela iniciativa, pois esse é o papel social da Defensoria Pública”, destacou.

Para a vice-diretora do Presídio, Hedylamar Bomfim, a iniciativa da Defensoria Pública é muito importante, pois proporciona momento de lazer com a família. “Na primeira edição do Natal de Resgate eram liberadas apenas duas crianças. Neste ano, não existe limite e isso deixou as internas muito felizes. Esse momento de interação contribui com uma boa disciplina e reduz a ociosidade”, enfatizou.

O evento contou com a presença do integrante do Núcleo de Execuções Penais, Eric Martins e do presidente da Adpese, Sérgio Barreto Morais.

Expresso Livre

?
e-doc

Tamanho da Fonte