1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Natal de Resgate da...

Natal de Resgate da Defensoria Pública leva emoção e alegria às internas do PREFEM

16 de dezembro de 2012

Natal de Resgate da Defensoria Pública leva emoção e alegria às internas do PREFEM

Débora Matos (Fotos: Iran Souza)

O coordenador do Núcleo, Daniel Nunes

A 2ª Edição do Natal de Resgate, idealizado e promovido pelo Núcleo de Execuções Penais da Defensoria Pública do Estado, emocionou as internas, familiares e visitantes no domingo, 16, no Presídio Feminino (PREFEM), localizado no município de Nossa Senhora do Socorro.

Mãe e filha trocam carinhos

O segundo dia de confraternização reuniu dezenas de crianças, pais e demais parentes das internas. O Núcleo distribuiu presentes, brinquedos, lanches e disponibilizou um parque para as crianças com a animação da Tia Mel.  O Coletivo Penarte promoveu o espetáculo “O Dia que os Cadeados se Rebelaram” com peça teatral, danças, artes em grafite, citação de poesias, músicas e técnicas circenses, cujo elenco foi formado por 40 internas do Pavilhão I e coletivo artístico Penarte. 

Apresentação teatral

Segundo o defensor público auxiliar da Corregedoria, Antonio Carvalho da Cunha, o objetivo do projeto é proporcionar momentos de união e alegria às internas e seus parentes. “As visitas dos filhos e demais familiares são de extrema importância para a ressocialização das reeducandas. É um projeto que intensifica e restabelece os vínculos familiares em dias tão especiais como os de visitas que antecedem o Natal”, disse.

Encenação

Para a diretora de coordenadoria do Núcleo, Denise Sobral, o projeto revela apenas uma das iniciativas. “São iniciativas promovidas na prospectiva de contribuir para ressocialização das reeducandas, repercutindo em integração social e oportunizando o resgate dos laços afetivos rompidos pelo cumprimento da execução penal”, enfatizou.

Música

De acordo com o coordenador do Projeto Penarte e diretor do espetáculo, Ivo Adnil, o elenco é composto por 40 internas do Pavilhão I. “É muito gratificante porque foi uma oportunidade que tivemos desde o mês de agosto, quando começamos a promover oficinas no PREFEM. Infelizmente não dispomos de logística e transporte, pois só contávamos com alimentação. Nenhuma empresa ajudou e pelo que observamos houve uma mistura de preconceitos e compreensão do novo. O PREFEM é um laboratório e todas querem a continuidade do projeto”, frisou.

Técnicas circenses

“A iniciativa da Defensoria vem celebrar e unificar a ressocialização. É preciso que a instituição não pense somente no Natal e sim todo ano, pois essa parceria foi muito importante, uma vez que a iniciativa privada tem certos receios de agregar sua marca neste empreendimento”, enfatizou Ivo.

Dança

A interna, Érica Santos Bastos, 26 anos, disse que o dia foi maravilhoso. “Sinto-me feliz. Natal está se aproximando e esse dia é uma oportunidade de vermos nossa família, brincar e se distrair com eles. Esse dia foi maravilhoso”, comemorou.

Distribuição de brinquedos

A doméstica Josefa Maria Santana, mãe de Érica, não conteve a emoção de rever sua filha. “Este dia está sendo muito especial para todos nós. Quando ela foi presa fiquei muito chocada e surpresa, pois é uma menina bem criada e seu pai sempre primou pelos estudos, mesmo sem condições. Ela teve amor, educação e nunca se envolveu com drogas, mas acabou se apaixonando por um traficante. Meu sonho é vê-la fora daqui e encontrar um homem trabalhador, de responsabilidade e de respeito. Não importa se será humilde, pois o importante é que seja do bem. Agradeço aos defensores públicos, ao pessoal do PREFEM e ao Ivo por proporcionar esse momento único,” se emociona.

Equipe com a diretora do Prefem, Lilia

O defensor público e integrante do Núcleo de Execuções Penais, Eric Martins, aplaudiu a iniciativa. “Hoje testemunhei uma verdadeira prova de humanidade, dignidade e esforço nas ações das detentas as quais, num espetáculo emocionante, nos fez lembrar a nossa missão como defensores públicos, qual seja prestar assistência à população carente em todos os níveis com dedicação, amor e perseverança”, declarou bastante emocionado.

Equipe do Núcleo

Quanto ao trabalho do Núcleo de Execuções Penais, Eric Martins afirmou que o projeto é merecedor de aplausos. “O Núcleo vem desempenhando um papel importante na ressocialização da população prisional, propiciando à sociedade verdadeiramente justiça e segurança”, destacou.

Internas e familiares ficaram atentas às apresentações

Para o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (ADPESE), Sérgio Barreto, o Núcleo promove um grande resgate nas Unidades Prisionais. “Revogo minha fé no ser humano, pois sou um entusiasta e nunca desisto dele. Esta ação é uma prova indiscutível que o olhar humanista sempre teve razão. Há mais prisionais nos saltos da sociedade do que dentro dos presídios. Parabéns ao Núcleo por promover esse resgate nas unidades”, disse ao conter a emoção.

O evento contou com a participação dos defensores públicos Daniel Nunes e Antonio Carvalho da Cunha; da diretora de coordenadoria do Núcleo, Denise Sobral; dos estagiários Jacqueline Daltro, Adriana Caetana, Danielle Martins, Amabelle Prado,  Érika Calazans, Anne Veiga e demais servidores públicos.

Equipe do Penarte: Mamute Teixeira, Paula Auday, Tontoy, Valquíria Queiros, Ângelo Liro, Allan de Xangô, Nelson Santos, Tânia Maria, Zelda Leite, Henrique Luz, Cleverton Nery, Mago, L[eo, Fabinho Nixon, Fábio de Jesus, Gilvanzinho, Jorge Alberto, André Aragão, Janaina Auren e Junior Moziah da Banda Reação. 

Expresso Livre

?
e-doc

Tamanho da Fonte