1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Déda nomeia Raimundo Veiga...

Déda nomeia Raimundo Veiga como novo defensor público Geral do Estado

29 de julho de 2010

Déda nomeia Raimundo Veiga como novo defensor público Geral do Estado

 

O governador Marcelo Déda promoveu na manhã desta quinta-feira, 29, o ato oficial de nomeação de Raimundo Veiga como o novo defensor público Geral do Estado. Ele foi o escolhido pelo governador diante de uma lista tríplice fruto de eleição realizada entre os próprios defensores públicos, no último dia 26. Ele será o primeiro defensor a ser empossado após o ajuste da Defensoria Pública de Sergipe à Lei Federal 132/2009 enviada pelo presidente Lula ao congresso, e que teve a relatoria do senador Antônio Carlos Valadares.

 

A posse do novo defensor Geral será organizada pela própria Defensoria, possivelmente numa sessão pública a ser agendada. Essa também é uma das modificações advindas da sanção da Lei Estadual que, seguindo

 
Raimundo Veiga destaca compromisso e responsabilidade

os parâmetros da legislação federal, concedeu autonomia administrativa e financeira, passando a gerenciar o próprio orçamento, assim como fazem o Ministério Público e o Tribunal de Contas.

“Este é um ciclo que se completa. Raimundo Veiga será o primeiro defensor Geral empossado no novo regime legal, assumindo novas competências e atribuições na instituição. Tenho certeza que ele estará à altura desse desafio, pois tem competência técnica e experiência administrativa para executar de forma competente o papel primordial da Defensoria Pública que é a defesa do direito dos menos favorecidos”, declarou o governador.

 

“Poderia ter escolhido qualquer um dos integrantes da lista que, tenho certeza, a Defensoria estaria bem representada. Mas a trajetória profissional, a dedicação, a competência, aliadas ao fato de ter sido o mais votado da lista, me fizeram optar pelo nome de Raimundo Veiga, o que servirá também para fortalecer o processo de reflexão dentro da instituição”, completou Déda, referindo-se ao resultado da votação da categoria, onde o nomeado obteve 66 votos, a defensora Ana Paula Gomes Santos obteve 43 votos, e o defensor Almo Batalha de Britto obteve 42 votos.

Compromisso e responsabilidade

Demonstrando consciência das novas atribuições, o defensor nomeado ressaltou a importância do momento histórico por que passa a Defensoria Pública do Estado de Sergipe e o seu sentimento ao ocupar o cargo. “Ocupar este cargo é uma honra, mas traz consigo uma carga pesada na defesa dos direitos dos excluídos. Diante da sacracidade da defesa, vamos buscar como nosso maior compromisso o cumprimento do novo papel legítimo da Defensoria”, afirmou Raimundo Veiga.

 

Entre as novas funções da Defensoria Pública contextualizadas por Raimundo Veiga está a de incentivar a solução de litígios por meio de mediação e conciliação, além de promover a difusão e a conscientização dos direitos humanos da cidadania e ordenamento jurídico.

 

Participaram do ato, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, a corregedora-Geral do Ministério Público, procuradora Creuza Figueiredo, o presidente da Câmara de Vereadores da capital, Emanuel Nascimento, o secretário municipal de Finanças, Jeferson Passos, representando o prefeito Edvaldo Nogueira, o presidente da Associação dos Defensores Públicos, Jesus Lacerda, o deputado federal Eduardo Amorim, dentre outras autoridades, parlamentares e membros da Defensoria Pública de Sergipe. 

 

Fonte: ASN

Expresso Livre

?
e-doc

Tamanho da Fonte