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Recepcionistas e assessores jurídicos da Defensoria participam de palestras sobre qualidade no atendimento aos usuários

14 de maio de 2019

Recepcionistas e assessores jurídicos da Defensoria participam de palestras sobre qualidade no atendimento aos usuários

 

Com o tema “Cortesia gera cortesia”, a Defensoria Pública do Estado realizou palestras para atendentes e assessores jurídicos na tarde de segunda-feira, 13, no auditório da Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima. O evento faz parte da programação da Semana do Defensor Público, alusivo ao Dia do Defensor Público que será comemorado no domingo, 19.

 

Durante o evento foi encenado por servidores diferentes abordagens de atendimento, onde foram demonstradas algumas práticas que devem ser adotadas e evitadas, buscando sempre a excelência e a satisfação da população. Em seguida, a defensora pública e subcorregedora geral, Andreza Tavares e a defensora pública e diretora da Central de Mediação, Isabelle Peixoto apresentaram uma metodologia de atendimento, apontando os erros e acertos.

 

“As pessoas têm uma concepção de que a prestação do serviço público é de péssima qualidade. Muitos chegam à instituição descrentes de que terão um atendimento de qualidade e seu problema resolvido, mas quando se deparam com uma prestação de serviço de qualidade ficam surpresos. Claro que existem falhas, mas buscamos sempre a excelência e a satisfação dos nossos usuários, que são a razão de ser e de existir da Defensoria Pública”, disse a subcorregedora geral, Andreza Tavares.

 

“Essa palestra busca mostrar que os erros podem ser corrigidos com dedicação, preparação, paciência e tolerância. Para entender o problema do assistido o servidor deve se pôr no lugar do dele, pois muitos chegam à Defensoria Pública como a última porta que batem para pedir ajuda, por isso, a sensibilidade na hora de atender o usuário é fundamental para uma prestação de serviço de qualidade”, pontuou a defensora pública Isabelle Peixoto.

 

Para a funcionária terceirizada que atua na recepção da Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, Joelma Carvalho, a palestra foi muito importante e esclarecedora. “Coloco-me sempre no lugar do assistido, pois se é ele que está pedindo ajuda hoje, amanhã poderá ser eu. Claro que muitos já chegam estressados, mas eu entendo porque já chegam sem esperanças de que terá seu problema resolvido, por isso, busco sempre ouvi-los, atendê-los com humildade, ser prestativa e com sorriso largo. Há casos que mesmo a gente prestando um bom atendimento ainda nos deparamos com desaforos, mas procuro não revidar e sim acalmar ao assistido e mostrar que estou aqui para ajudar e não prejudicar”, ressaltou.

 

Com mais de 17 anos de Defensoria, atuando na unidade Cível do Fórum Gumersindo Bessa, Maria de Lourdes Mota diz que a experiência e humildade são fundamentais. “Quando nos deparamos com assistidos estressados devemos respirar fundo e com um sorriso largo dizer que estamos aqui para ajudá-los. Claro que mesmo buscando sempre prestar um bom atendimento é difícil agradar a todos, mas devemos sempre manter o equilíbrio, estar preparada para as adversidades do dia a dia, ter experiência e, acima de tudo humildade na hora de atender, e tudo é uma consequência”, enfatizou.

 

Por Débora Matos 

Expresso Livre

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