1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Defensoria Pública alerta sobre...

Defensoria Pública alerta sobre o consumo de alimentos com agrotóxicos

6 de março de 2013

Defensoria Pública alerta sobre o consumo de alimentos com agrotóxicos

 Débora Matos (Fotos: Iran Souza)

 

Os defensores públicos interagiram e tiraram dúvidas

A Defensoria Pública do Estado, por intermédio do Núcleo do Consumidor, realizou na terça-feira, 5, uma palestra sobre “Programa de Análise de Resíduos Agrotóxicos em Alimentos (PARA)”, proferida pela gerente de Alimentos da Vigilância Sanitária Estadual, Rosana Paula Dantas Barreto.

 

 

A gerente da Vigilância, Rosana Paula, fez uma apresentação das ações do órgão

Para a coordenadora do Núcleo e defensora pública, Elizabete Luduvice, o objetivo do evento foi orientar os consumidores dos malefícios que os alimentos com agrotóxicos, além do percentual permito por Lei, causam à saúde. “Essa palestra foi muito importante para conscientizar as pessoas e mostrar o trabalho da Vigilância Sanitária Estadual no combate ao uso de agrotóxicos em excesso nos alimentos, além de destacar as ações do Núcleo nas questões relacionadas à defesa do direito do consumidor”, disse.

 

 

A palestra foi prestigiada por defensores públicos, estagiários, servidores e demais convidados

Durante a palestra, Rosana Paula Dantas criticou o consumo exagerado de agrotóxicos. “O Brasil é o país que mais consome produtos agrotóxicos e muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas aplicados na lavoura estão proibidos em quase todo o mundo pelo risco que representam a saúde pública, mas mesmo assim os agricultores burlam a Lei e insistem em aplicar esses produtos nos alimentos”, denunciou.

 

 

O desembargador Edson Ulices e o defensor geral Raimundo Veiga atentos à apresentação

O índice de casos de pessoas infectadas por doenças graves com o uso de agrotóxicos preocupa a gerente da Vigilância Sanitária. “Existem muitos casos de agricultores com câncer e suicídios em decorrência do uso de agrotóxicos. Muitos tiveram hemorragias internas, surtos e problemas neurológicos”, afirmou Rosana.

 

 

Os defensores públicos com os representantes da Vigilância Sanitária

O defensor geral, Raimundo Veiga, destacou a iniciativa do evento. “Palestra como esta é de suma importância para conscientizar a população, principalmente se tratando de um tema de grande relevância e que atinge a saúde de todos os brasileiros. A gerente da Vigilância está de parabéns pela demonstração e pelo trabalho que vem realizando no combate ao uso de agrotóxicos nos alimentos”, destacou.   

 

 

O defensor geral, Raimundo Veiga e o desembargador, Edson Ulices

Para o secretário geral da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (Adpese), a apresentação foi profundamente reveladora da necessidade de controle mais efetivo sobre os agrotóxicos. “Preocupa-nos os índices informados”, disse. “A iniciativa da palestra com certeza terá reflexos na prática com a atuação da Defensoria Pública juntamente com a Anvisa, para que seja respeitados o uso dos produtos exclusivamente permitidos por lei”, finalizou.  

 

Presenças – Participaram da palestra o defensor geral, Raimundo Veiga; o subdefensor, Jesus Jairo Lacerda; o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (Adpese), Sérgio Barreto Morais; o membro do Conselho Superior, Leó Neto; o desembargador Edson Ulices; os defensores públicos Eric Martins, Alfredo Nikolaus, Marlene Leal, Luiz Carlos Santos, Ana Amélia; além de servidores, estagiários e demais convidados.

Expresso Livre

?
e-doc

Tamanho da Fonte