1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Defensoria Pública promove palestra...

Defensoria Pública promove palestra para servidores sobre como equilibrar a mente em tempo de pandemia

20 de maio de 2021

Defensoria Pública promove palestra para servidores sobre como equilibrar a mente em tempo de pandemia

 

Na semana que se comemora o Dia da Defensoria Pública e do(a) Defensor(a) Público(a), celebrado em 19 de Maio, a Defensoria Pública do Estado de Sergipe promoveu no último dia 17, uma palestra para os servidores com o  tema “Como equilibrar nossa saúde mental em tempo de pandemia?”, que foi ministrada pela psicóloga clínica, Cláudia Amélia Silveira Andrade.

 

O objetivo foi fazer com que o servidor e colaborador tivessem a oportunidade de interagir e expor as suas dificuldades e ansiedades durante a pandemia, qual o impacto que tem causado com o isolamento e o medo,  assim como as estratégias de autocuidado com a saúde mental, saber lidar com as perdas, o luto, a conectividade entre as pessoas e sobre os efeitos pós-pandemia. 

 

“O isolamento não está sendo fácil para ninguém. Antes, tínhamos uma rotina frenética e, hoje, temos que ficar isolados em casa. Vamos precisar de autoconhecimento para resistir e enfrentarmos as dificuldades”, disse a defensora pública e subcorregedora, Andreza Tavares. 

 

“Nossa rotina foi alterada. Tivemos que adquirir novos hábitos, por outro lado, abandonamos antigos hábitos que nos faziam bem, como abraçar ou beijar nossos amigos. E ainda lidamos com a incerteza de quando vamos poder voltar à vida normal que tínhamos. Agora é tempo de nos reconhecermos e termos mais resiliência para vencer as adversidades”, afirmou Andreza Tavares.

 

Para a psicóloga e palestrante, Cláucia Amélia Silveira, tentar manter a rotina diária e estabelecer metas para o seu dia é fundamental para qualidade mental na pandemia. “A pessoa deve usar esse período para fazer as coisas que gosta, como assistir séries, ler livros, jogar games e tente ser criativo. Fazer coisas que nunca teve tempo para fazer. Um dos sentimentos mais importantes nessa pandemia é praticar a empatia, valorize mais o seu tempo e as pessoas. Tente pensar e ter pensamentos positivos. Uma boa tarefa antes de dormir é anotar três pensamentos positivos do dia e usar essa positividade para fortalecer sua autopercepção. Lembre-se que somos o que pensamos. Caso não consigo fazer sozinho, peça ajuda a um familiar ou amigo. Se tiver dificuldades, procure ajuda profissional”, orientou.

 

A assistente social da Defensoria Pública, Joanes Alves, aprovou a iniciativa. “A palestra foi fundamental nesse momento tão difícil que estamos vivendo. A interação entre a equipe, mesmo que de forma remota, deixa o coração um pouco mais quentinho. Foi uma oportunidade de rever o que mais temos de bonito: os sorrisos dos colegas sem as máscaras”, destacou.

 

Na oportunidade, foram sorteados brindes para os servidores em parceria com Darllene Oliveira, Le Classic, VR Morais Massoterapia, A Peróla Jóias, RR Bijuterias e Cia, Carla Andrade Essential, Puro Luxxo Tshirts, Loja Chiquérrima, AutoLub, Automax, Chocolate Lugano Aracaju, Nelson Rolim, La Barbearia Campos, Mercadito, Luciana Neres, Universa Nailbar, Lotus Podologia Aracaju, Forneria, Nara Rocha e Sonia Carla. 

 

Por Débora Matos 

Expresso Livre

?
e-doc

Tamanho da Fonte