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Mutirão da Cidadania alusiva ao Dia do Defensor Público registrou 440 atendimentos

Mutirão da Cidadania alusiva ao Dia do Defensor Público registrou 440 atendimentos

 

 

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe realizou neste sábado (21), o Mutirão em Defesa da Cidadania. A ação, comemorativa ao Dia Nacional da Defensoria Pública e da Defensora e Defensor Público, celebrado no último dia 19 de Maio, registrou 440 atendimentos no horário das 8h às 14h.

 

 

Os serviços ofertados durante a ação foram exames de DNA; segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito; procedimentos relacionados a saúde como cirurgias, exames, medicamentos, UTIs, internamentos, suplementos alimentares, órteses e próteses; ações de divórcio, pensão alimentícia, regulamentação de visita, guarda, usucapião; sessões de mediação e conciliação de questões de direito de família e sucessões; orientações jurídicas cíveis e criminais, além de emissão de Carteira de Trabalho (CTPS); aferição de pressão arterial e exame de glicemia, e inscrição, alteração e regularização de CPF.

 

 

A dona de casa, Daniela Lima e o operador de Caixa, Mayco de Jesus recorreram à Defensoria para fazer o exame de DNA.  “Fizemos o exame por questão de dúvida da família do meu marido com relação à paternidade dele. Somos casados há três anos, mas antes não conseguia engravidar. Meu marido fez vários exames que comprovaram que era estéreo, só que engravidei e a família dele infelizmente duvidou que a menina é filha dele. Ele nunca teve dúvidas de que é o pai, mas consegui convencê-lo a fazer o exame para provar a família dele e finalmente termos paz. Não conhecia esse trabalho da Defensoria. Aqui fomos bem atendidos, bem acolhidos e o exame foi tranquilo”, destacou.

 

 

A também dona de casa, Maria Aparecida dos Santos, residente no Bairro Getúlio Vargas, aproveitou o Mutirão para resolver diversas questões. “Consegui tirar a carteira de trabalho, regularizar meu CPF e tirar a segunda via de certidão de nascimento. Fui atendida por pessoas capacitadas e não tive nenhuma dificuldade. Graças a Deus deu tudo certo”, comemora.

 

 

“A Defensoria Pública é para os grupos mais vulneráveis, ou seja, aquelas pessoas que não tem condições ou acesso aos nossos serviços. Ofertamos diversos serviços essenciais em um só dia e em pleno sábado para que a população pudesse ter acesso, uma vez que muitos trabalham e não têm condições de se deslocarem para resolver suas questões”, pontuou a defensora pública e diretora da Central de Mediação e Conciliação, Isabelle Peixoto.

 

 

O defensor público geral, Leó Neto destacou a iniciativa e o percentual de resolução administrativa. “Mutirões como esse facilitam o acesso aos serviços essenciais. Além disso, temos um percentual de mais de 80% a 90% de resolução extrajudicial na área de saúde, consumidor e família”, enfatizou.

 

 

A subcorregedora geral, Andreza Tavares, falou sobre a missão constitucional da instituição. “Apesar de ser relativamente nova, apenas com 27 anos, a Defensoria Pública de Sergipe tem cumprido a missão constitucional de garantir a prestação jurídica gratuita aos mais necessitados. Infelizmente ainda não estamos em todas as comarcas do Estado, mas a nossa meta é alcançar todos os municípios e, naqueles que contam com a Defensoria Pública, procuramos atender e estar à disposição da população para prestar toda assistência que precisa sobre seus direitos, garantindo desta forma o acesso à justiça e a cidadania”, enfatizou.    

 

 

Por Débora Matos