1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Defensoria Pública realiza Roda...

Defensoria Pública realiza Roda de Conversa sobre suicídio com alunos do Centro de Excelência Poeta José Sampaio

14 de setembro de 2023

Defensoria Pública realiza Roda de Conversa sobre suicídio com alunos do Centro de Excelência Poeta José Sampaio

 

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe, por meio do Centro Integrado de Atendimento Psicossocial (CIAPS), promoveu na manhã de quarta-feira (13), no Centro de Excelência Poeta José Sampaio, uma Roda de Conversa sobre o “Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio”. A ação aconteceu no Conjunto Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro.

 

O objetivo da Roda de Conversa é conscientizar jovens e adolescentes para a prevenção do suicídio, abordando temas de saúde mental e emocional nas escolas para que os estudantes possam entender os fatores que levam ao ato e a consciência de pedir ajuda.

 

A psicóloga do Ciaps, Syrlene Besouchet, falou sobre a importância de debater o tema nas escolas. “O Setembro Amarelo é um movimento nacional de prevenção ao suicídio que tem o objetivo de abrir espaços para debates e discussões sobre a temática. A Defensoria Pública, por meio do Ciaps, se soma à campanha com ações nas escolas. É um assunto delicado e importante que merece atenção e que sejamos receptivos com as pessoas e estar sempre de braços abertos para acolhimento e dizer sim à vida. É importante ressaltar que o suicídio decorre de vários fatores e requer maior atenção aos sinais, principalmente em jovens e adolescentes”, disse.

 

“O Centro de Valorização da Vida (CVV) é um apoio emocional e de prevenção do suicídio. Tem atendimento voluntário e gratuito por telefone (188), email e chat 24 horas diariamente. Além de trabalhar a prevenção do suicídio, de forma totalmente sigilosa, O CVV dá apoio emocional às pessoas que sofrem com depressão e que se encontra em uma situação que pode levar ao suicídio”, destacou a psicóloga.

 

De acordo com a última pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados que somando tem uma  estima de mais de 1 milhão de casos. No Brasil, são registrados aproximadamente 14 mil suicídios por ano, ou seja, 38 pessoas cometem suicídio por dia.

 

A campanha deste ano “Se precisar, peça ajuda!” atua ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajuda na prevenção do suicídio. O objetivo é falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

 

Além da psicóloga, Syrlene Besouchet e as estagiárias de psicologia da Defensoria Pública, Litza e Luana, participaram também da Roda de Conversa a psicóloga do Centro de Excelência Poeta José Sampaio, Andréa; a assistente social, Mônica; a coordenadora, Angélica.

 

As próximas Rodas de Conversa acontecerão nos dias 18 e 20 deste mês, no Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral e Centro de Excelência Poeta José Sampaio, respectivamente.

 

Por Débora Matos

 

 

Expresso Livre

?
e-doc

Tamanho da Fonte