1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Defensoria Pública encerra programação...

Defensoria Pública encerra programação de Roda de Conversa sobre Setembro Amarelo em escolas públicas

26 de setembro de 2023

Defensoria Pública encerra programação de Roda de Conversa sobre Setembro Amarelo em escolas públicas

 

 

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe, por meio do Centro Integrado de Atendimento Psicossocial (CIAPS), encerrou o “Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio” com Rodas de Conversa em escolas públicas de Aracaju e município de Nossa Senhora do Socorro.

 

As Rodas buscam abordar o tema e fomentar o diálogo sobre assuntos de saúde mental, criando debates mediados por um profissional de psicologia. Os alunos discutem suas experiências, tiram dúvidas e dizem o que pensam. 

 

As escolas que receberam a equipe do CIAPS nos dias 13, 18 e 20 de setembro, foram o Centro de Excelência Poeta José Sampaio, localizado no Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro; e Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral, em Aracaju.

 

Durante as Rodas de Conversas, os jovens e adolescentes puderam entender os fatores que levam ao suicídio e como pedir ajuda. “O objetivo da Defensoria Pública é conscientizar os estudantes para a prevenção, abordando temas de saúde mental e emocional para que possam entender os motivos que levam ao ato e a quem devem recorrer quando estiverem passando por um problema ou conhecerem alguém que está precisando de ajuda”, disse a psicóloga do Ciaps, Syrlene Besouchet.

 

“A escola é um dos principais espaços de sociabilização e formação, onde os jovens e adolescentes passam a maior parte do tempo, o que possibilita a identificação de comportamentos como queda do rendimento escolar, isolamento, dificuldade de relacionamento, sinais de automutilação, abuso de álcool e drogas, entre outros sinais de que a saúde mental do aluno pode estar sendo prejudicada. Além disso, é um espaço seguro para a conversa, pois a partir daí é possível entender melhor como os alunos estão e identificar potenciais fatores de risco”, completou Syrlene.

 

O coordenador do Centro de Excelência Poeta José Sampaio, Marcelo Batista, aplaudiu a iniciativa da Defensoria Pública e destacou a importância da Roda de Conversa para os alunos. “Temos diversos casos de depressão, mas fica difícil identificar. Por isso, a escola hoje conta há 40 dias com psicólogo e assistente social para nos dar esse suporte. Esse movimento despertou a procura por psicólogo por parte dos alunos. Essa ação da Defensoria Pública foi ótima, afinal, deveríamos ter o ano todo, pelo menos, a cada três meses. Só temos a agradecer pela iniciativa”, pontuou.

 

“Se precisar, peça ajuda!” é o tema da campanha deste ano. O objetivo é atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio.

 

O Centro de Valorização a Vida (CVV) é um apoio emocional e trabalha na prevenção ao suicídio. Tem atendimento voluntário, gratuito e totalmente sigiloso através do telefone (188), email e chat 24 horas diariamente. Além da al prevenção ao suicídio, pessoas que sofrem com depressão, situação de vulnerabilidade que muitas vezes pode  ser um gatilho que leva ao suicídio.

 

 

Por Débora Matos

 

Expresso Livre

?
e-doc

Tamanho da Fonte