1

Bullying é debatido em Roda de Conversa promovida pela Defensoria Pública

Bullying é debatido em Roda de Conversa promovida pela Defensoria Pública

 

A Defensoria Pública do Estado, por meio do Núcleo da Criança e do Adolescente e Centro Integrado de Atendimento Psicossocial (Ciaps), realizou no último dia 24, no Centro de Excelência de Educação Governador Seixas Dória, em Nossa Senhora do Socorro, uma Roda de Conversa sobre bullying.

 

A roda de conversa tem o objetivo de debater sobre temas fundamentais para a formação de crianças e adolescentes. “Levamos às salas de aulas questões como respeito às diferenças, reflexões sobre o tema, a forma como o bullying acontece e de como o aluno, que está sofrendo bullying, pode procurar ajuda para superar e enfrentar esse problema”, pontuou a psicóloga do Ciaps, Syrlene Besouchet.

 

A defensora pública e diretora do Núcleo da Criança e do Adolescente, Richesmy Libório, falou da atuação da Defensoria Pública e das consequências jurídicas na prática do bullying.

 

Para Syrlene Besouchet, é preciso promover um ambiente de paz e harmonia entre os estudantes. “Esse é o objetivo principal das ações da Defensoria Pública voltadas no combate ao bullying. A proposta é que o tema seja trabalhado de maneira contínua nas escolas. A valorização da vida, o respeito às diferenças, o fim dos cruéis padrões de beleza e comportamento que estigmatizam e inferiorizam são algumas das abordagens realizadas com os estudantes”, disse a psicóloga.

 

O Bullying gera vários danos à saúde mental das suas vítimas, pois além da intimidação, da perseguição e da violência psicológica, o bullying pode levar à violência física.

 

Participaram também da Roda de Conversa o coordenador  da Escola, Adiclayson Gomes dos Santos; a  psicóloga do Programa Acolher, Paula Bidegain Martins e assistente social do Programa Acolher , Mônica Santos Oliveira.

 

Por Débora Matos 

Fotos: Divulgação